Como declarar plano de saúde empresarial no Imposto de Renda?

declarar plano de saúde empresarial no IR

Declarar plano de saúde empresarial no Imposto de Renda, é somente uma das vantagens em oferecer esse tipo de benefício aos funcionários, mesmo que a empresa deva arcar com todos os custos.

A outra vantagem é o desconto que está incorporado no plano empresarial bem mais alto do que os destinados às pessoas físicas. Os planos de saúde são tidos como benefícios e, portanto, não se incorporam ao salário nem resultam em mais desembolso em encargos sociais.

Sendo assim, vamos saber mais como funciona o plano de saúde empresarial e como declarar o imposto de renda.

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Como declarar o plano de saúde empresarial no Imposto de Renda

Saiba como declarar plano de saúde empresarial no IR

É muito importante fazer a declaração com muito cuidado nos campos corretos e sabendo o que pode ser descontado e de que modo. É essencial também ter também em mãos os comprovantes solicitados.

Se a empresa pagar total ou parcialmente o plano de seguro de saúde dos empregados, poderá descontar os gastos no Imposto de Renda. Pois tanto para pessoas físicas como jurídicas não existe um teto de desconto.

As empresas podem, portanto, deduzir os custos com assistência à saúde, incorporando como custo operacional. Isso irá gerar uma redução da margem de contribuição e por consequência o valor a pagar de Imposto de Renda também será reduzido, em modo legal.

declarar plano de saúde empresarial no IR
Saiba como declarar o plano de saúde empresarial no IR

Regras de como declarar plano empresarial IR

No caso de MEIs ou outras microempresas é muito importante verificar com o contador ou o responsável o que declarar.

Existem quatro regras determinantes para declarar o imposto de renda empresarial que são referentes a:

  • Reembolso;
  • Dependentes;
  • Dedução parcial entre a empresa e o titular;
  • Sócios.

Reembolso

Ele acontece quando o usuário prefere procurar um médico de confiança e o plano de saúde o reembolsará depois. Então é possível deduzir desde que a pessoa tenha pago no mínimo uma parte do procedimento.

Para isso é essencial seguir esses passos:

  • Clique em Pagamentos Efetuados;
  • Insira o código do profissional como, por exemplo: 10 – é o código para médico no Brasil;
  • Informe se a declaração foi do titular, de um dos alimentandos ou um de seus dependentes;
  • Inclua o nome da empresa ou do profissional;
  • Digite o CPF ou RG;
  • Informe no campo “Parcela não dedutível/ valor reembolsado”, o restante do recibo como reembolso do pano de saúde. Dependentes

Os dependentes possuem os mesmos direitos para utilizar serviços médicos iguais aos principais beneficiários. Como o consumo deles gera também custos no orçamento do mês, portanto, deve-se declarar estes gastos.

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Veja como declarar plano de saúde empresarial no IR

Dedução parcial entre empresa e o titular

Para que não ocorram erros, no informe de rendimentos deve constar o que cabe a cada parte. Quer dizer, que o titular poderá deduzir o imposto de renda se por acaso pagar uma parcela dos gastos com os seus dependentes.

Sócios

A dúvida comum que existe é se o sócio de uma empresa deve fazer a declaração do imposto de renda deduzindo as despesas com o plano de saúde. Ele poderá sim realizar esse procedimento desde que conste o seu próprio nome em algum tipo de pagamento.

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