Há diversos tipos de seguros de vida. No entanto, à primeira vista, pode parecer que as diferenças entre os produtos são insignificantes, mas não é bem assim.
Há dois tipos de seguro de vida em relação à duração deles: o seguro de vida vitalício e o temporário.
O temporário tem a duração de um período específico que pode ser de um a trinta anos. Contudo, existem situações onde pode se renovar de modo automático.
O seguro vitalício consiste em um seguro para a vida inteira. Em alguns casos, podem ser misturados componentes de resgate e de investimento. Isso torna o produto mais complexo e é importante entende-lo em profundidade.
Quais os diferentes tipos de seguro de vida?

Existem diversos tipos de seguro de vida. Sendo assim, veja alguns principais deles:
- Temporário;
- Vitalício resgatável;
- Invalidez permanente;
Tipos de seguros de vida: Temporário
Este tipo de seguro de vida é aconselhável para a maioria das pessoas, pois ele é bem fácil de entender. Tem a duração de um determinado tempo, que vai de um a trinta anos.
Se, por ventura, o segurado morrer durante a vigência do contrato, os beneficiários recebem a quantia do seguro que está na apólice. É importante ter atenção em relação ao período mínimo pré-determinado no contrato para receber o seguro.
Tipos de seguros de vida: Vitalício resgatável
Como o próprio nome diz, o seguro vitalício pode durar toda a vida, e pode ter o capital aportado resgatado, após um período de carência.
O segurado pode escolher quanto pagar e por quanto tempo pagar, e pode até decidir que a um certo ponto não pagará mais o seguro, e deixará os aportes rendendo o quanto combinado em contrato.
Além da cobertura por morte, ele pode incluir outras coberturas como acidentes, doenças graves e invalidez.
A vantagem desse tipo de seguro é que uma parte do que foi investido é recuperada pelo próprio segurado ou por seus beneficiários.
No Brasil, benefícios recebidos a título de seguro de vida não são taxados pelo imposto de renda e como não podem ser considerados herança, além de não irem para o inventário, não incidem sobre ele impostos causa mortis ou doação. Portanto em caso de falecimento, os beneficiários têm garantida uma entrada rápida e sem taxas do capital contratado.
Tipos de seguros de vida: Invalidez permanente
Infelizmente qualquer um está sujeito a um acidente ou ser acometido por uma grave doença sem aviso. Caso isso aconteça e o segurado tenha contratado esta cláusula, o seguro é pago em até trinta dias, com o valor total ou parcial dependendo do contrato.
Existem três tipos principais de seguro invalidez mais comuns no Brasil, são eles:
Invalidez permanente total ou parcial por acidente – este tipo de seguro cobre casos como, por exemplo, cegueira ou perda de um dedo. As seguradoras, portanto possuem uma tabela explicando o tipo de cobertura;
Invalidez funcional permanente por doença – este tipo de seguro é destinado para pessoas que possuem uma doença que torne o segurado dependente de outras pessoas, para as tarefas desde as mais difíceis às mais simples do dia-a-dia como se alimentar, se vestir entre outras;
Invalidez laborativa permanente total por doenças – o seguro é pago neste caso se o segurado vier a sofrer uma doença em que não haja recuperação e o deixe incapacitado de exercer as suas funções normais de trabalho.

Como você pode ver, existem vários tipos de seguro de vida e as coberturas vão muito além do falecimento.
É uma ferramenta poderosa para proteção dos seus entes queridos, e da sua saúde financeira face a imprevistos.
Fale com a Gold Life Corretora e peça a sua cotação gratuita e sem compromisso.