Muitas pessoas planejam ter um seguro de vida porque não se imaginam enfrentando imprevistos. Entretanto, imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e prevenir é a melhor solução. Então como funciona o seguro de vida?
O objetivo da contratação de um seguro de vida é oferecer a segurança no caso de ocorrer algum infortúnio. Portanto, se você possui uma boa qualidade de vida e quer assegurar que esse padrão continue, deve considerar essa opção.
Sendo assim, antes de entender como funciona um seguro de vida é preciso saber a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais. Pois parecem bem semelhantes, no entanto possuem uma diferença principal.
Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais?

Muito diferente do que algumas pessoas imaginam, o seguro de acidentes pessoais não é igual ao seguro de vida. Eles se diferem porque o primeiro apesar de ser mais barato, tem uma cobertura somente para os casos de morte ou invalidez provocados por acidentes.
Já o seguro de vida permite a indenização no caso de falecimento natural ou por doença. Muitas pessoas acham esse tipo de seguro caro e acham também que não vão usufruir dele, o que pode ser um engano, pois em muitos casos é possível utilizar esse serviço em vida.
Saiba como funciona o seguro de vida

Geralmente, o seguro de vida tem funcionamento de modo idêntico aos demais seguros. Sendo assim, os principais são:
- O titular realiza uma simulação do seguro conforme as suas necessidades selecionando inclusive o valor para a cobertura total do seguro;
- Após concordar com a cobertura, realiza a contratação que define todas as condições, ou seja, a apólice de seguro;
- Se paga um valor à seguradora para ter o direito ao seguro de vida, o chamado prêmio. Este valor pode ser anual ou mensal. É muito importante saber que com a falta do pagamento, o direito à cobertura é cancelado. Dependendo do perfil de risco do titular e da cobertura escolhida será o valor do seguro de vida a ser pago;
- O segurado poderá pedir a indenização nos casos em que ele tenha cobertura. Então, conforme a gravidade do caso seja de invalidez ou de morte, quem acionará o seguro e receberá o pagamento serão os beneficiários;
- Conforme a seguradora variam muito as características, desde as regras para escolher o beneficiário até a montagem de cobertura e a contratação do seguro de vida;
- Geralmente o seguro de vida tem uma data de vencimento e após esse período então deverá ser renovado pelo titular;
- É importante saber que mesmo que você não tenha acionado o seguro em nenhum momento, você não terá o retorno dos pagamentos já efetuados. A exceção é só para os seguros resgatáveis.
Precisa de um seguro de vida. Fale conosco que faremos as melhores cotações do mercado para você.