Você escova os dentes três vezes por dia, usa o fio dental após as refeições, escova até a língua, mas isso não é suficiente. O tártaro e a placa ainda aparecem e de vez em quando uma dorzinha teimosa aparece para incomodar não é mesmo? Não tem jeito, a visita regular ao dentista é fundamental e mesmo assim problemas inesperados podem surgir desestabilizando seu orçamento. Um plano pode ser a solução para este problema. Então como funciona o plano odontológico?
Existem planos que oferecem vários tipos de cobertura que vão dos tratamentos mais simples, como a profilaxia dentária, aquela limpeza mais profunda recomendada por profissionais, até as coberturas que abrangem os tratamentos mais complexos.
Quais são as vantagens de ter um plano odontológico?
São inúmeras as vantagens entre elas podemos citar:
Consultas regulares – por não ter que se preocupar com o valor a ser pago em cada ida ao dentista a pessoa que possui um plano odontológico pode realizar visitas mais frequentes ao dentista, garantindo assim a saúde bucal. Levando também em consideração esse acompanhamento mais frequente, faz com que o profissional conheça melhor as necessidades e demandas do paciente e da sua família.
Diminuição de problemas de saúde bucal – com a ida regular ao dentista haverá menos problemas de saúde bucal. Desse modo as consultas serão mais rápidas e a gengivite, cáries e mau hálito não aparecerão tão facilmente.
Economia e acesso a tratamentos – haverá maior economia para você e sua família com as idas mais frequentes ao dentista contratando um plano odontológico. Também será possível evitar eventuais gastos com procedimentos emergenciais, visto que poderão estar cobertos pelo plano odontológico.
Como funciona o plano odontológico?
Existem alguns procedimentos mínimos que são básicos em todos os planos odontológicos. Eles são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que determinam a sua obrigatoriedade.
Caso você necessite de algum tratamento, como aparelho ortodôntico, que não é obrigatório, você pode procurar planos que ofereçam este tipo de cobertura adicional.
Com o plano odontológico não precisa haver a preocupação com casos de urgências, pois os planos odontológicos oferecem atendimento em clínicas 24 horas como também outros benefícios.
Geralmente esses planos possuem uma rede de atendimento bem completa. Portanto você deve se basear na lista que consta os profissionais e as clínicas credenciadas para escolher e fazer o agendamento dos tratamentos e consultas.
Esse tipo de plano funciona da mesma maneira que um plano de saúde convencional. Alguns planos oferecem aos usuários descontos na rede de farmácias credenciadas, para a compra de medicamentos prescritos pelos dentistas.
A cobertura básica deve oferecer os seguintes serviços:
- Consultas e profilaxia – ações de prevenção e limpeza como o uso de flúor;
- Exames radiológicos;
- Serviços de Periodontia e Odontopediatria;
- Algumas cirurgias – como extração de dentes;
- Tratamento de canal e colocação de prótese;
- Serviços de urgência e emergência.
Os planos odontológicos têm valores bem acessíveis. Fale com a Gold Life Corretora que iremos fazer as melhores cotações do mercado para você.