Ter problemas com o plano de saúde é algo que pode tirar o sono do beneficiário.
Por isso, é importante saber que para qualquer transtorno que possa ocorrer, existe um órgão responsável para resolvê-lo: A Agência Nacional de Saúde (ANS).
Assim, no artigo de hoje você vai compreender quais são os problemas mais comuns com plano de saúde e o que precisa fazer para solucioná-los. Acompanhe!
Problemas com plano de saúde: quais os mais comuns?

Negativa de cobertura indevida
Apesar de ser um problema comum com o plano de saúde, a negativa de cobertura indevida, de procedimentos ou tratamentos previstos contratualmente é abusiva e pode ser passível de danos morais.
Se a doença é coberta contratualmente, os tratamentos também devem ser, e o médico é a pessoa que pode indicar qual o mais adequado, considerada abusiva a recusa por parte do plano de saúde.
Aumento da mensalidade
Os reajustes de mensalidade e de percentual de coparticipação devem estar claramente previstos no contrato.
Assim, o que não estiver estipulado no documento, como reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, não podem ser aplicados.

Descredenciamento de hospitais e médicos
Quando algum hospital, clínica ou profissional é descredenciado pelo plano de saúde, a operadora deve agir o mais rápido possível para substituir por outra instituição com a mesma especialidade.
Ainda, segundo a ANS, a troca deve ser informada para o beneficiário com pelo menos 30 dias de antecedência.
Demora no agendamento
Conforme a ANS, as operadoras precisam agendar consultas e exames no período estipulado. Confira:
- Consultas básicas: 7 dias úteis;
- Consultas com especialistas: 14 dias úteis;
- Exames laboratoriais: 3 dias úteis;
- Urgência e emergência: Atendimento instantâneo;
- Internação: 21 dias úteis.

Como reclamar para a ANS?
Ao enfrentar qualquer uma das situações descritas acima, você deve procurar pela ANS para solucionar o seu problema.
Assim, escolha um canal de atendimento para registrar a sua queixa. Eles são:
- Site;
- Telefone: 0800 701 9656
Ao optar pelo site, você deverá criar um login e senha e permitir a coleta de dados.
Por outro lado, pelo telefone a reclamação é anônima, e o atendente será o responsável por te guiar durante todo o processo.
Conclusão
Quando se tem um problema com o plano de saúde, é importante saber que você não está desamparado. Isso porque existe um órgão cujo objetivo é garantir os seus direitos e nós da Gold Life Corretora de Planos de Saúde estaremos sempre aqui para orientar e ajudar nossos clientes no que for preciso. Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco.